Dropshipping é uma modalidade de vendas onde se utiliza o estoque dos fornecedores para vender os produtos aos clientes, utilizando a sua plataforma de e-commerce. Após a realização da venda, os produtos são enviados pelo fornecedor, diretamente para o cliente. Desta forma, o e-commerce é apenas o intermediador, a parte que realiza a venda.
Neste modelo de negócio, a loja não precisa realizar investimento em estoque, pois só ocorrerá o pagamento do produto ao fornecedor, após o cliente realizar a compra. Sendo o fornecedor responsável pela entrega ao cliente final.
Temos assim, 3 atores importantes neste processo: A loja que realiza a venda produto, o fornecedor, que será responsável por disponibilizar as mercadorias e enviá-las e o cliente final, que realizou a compra.
Etapas do Dropshipping
Neste modelo de negócio são consideradas as seguintes etapas:
1 – O cliente realiza a compra no e-commerce, que pode ser uma loja virtual, um marketplace, rede social ou outra forma digital;
2- Após receber o pedido, a loja encaminha para o fornecedor;
3 – A loja realiza o pagamento ao fornecedor;
4 – Ao receber o pedido, o fornecedor embala o produto e envia para o cliente.
5 – O cliente recebe o pedido realizado no e-commerce e o ciclo é finalizado.
Para quem deseja iniciar um negócio com investimento baixo ou até mesmo sem nenhum investimento, esta pode ser uma excelente alternativa, tornando-se excelente opção rentável e de fácil administração.
Considerando a evolução do negócio é importante pensar na estruturação das vendas, utilizando para tanto, um sistema de gestão, como por exemplo um ERP.
O ERP ou Enterprise Resourse Planning é um sistema que irá auxiliar no controle de estoque, emissão de NF, controle de contas a pagar e receber, além de outras funcionalidades que irá ajudar na administração do seu negócio. Hoje existe no mercado uma variedade grande de sistemas, com custos e funcionalidades diferenciadas. Vale a pena realizar uma pesquisa e escolher o que melhor atenderá as suas necessidades e recursos financeiros.
Vantagens do Dropshipping
O dropshipping proporciona várias vantagens, entre elas a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora. Dispensa a necessitando de local físico para estoque de mercadorias, assim como infraestrutura para funcionamento, como por exemplo uma sala comercial ou loja.
Ao lojista, cabe o foco total nas vendas, realizando a captura de novos clientes, apresentando produtos atraentes ao consumidor, de acordo com cada nicho de mercado. Os preços são um grande diferencial.
Para o cliente, toda esta negociação é transparente. Cabendo ao lojista e o fornecedor, uma atenção especial aos prazos de entrega e atendimento, de forma a tornar o processo totalmente transparente, proporcionando uma boa experiência de compra ao cliente final
Para que todo o processo siga as etapas de forma correta, é de extrema importância a escolha de fornecedores confiáveis, uma vez que a sua atuação definirá a qualidade da venda, de forma a não comprometer a imagem da loja, que deve ter todas as necessidades do seu cliente final atendidas.
Para atrair novos clientes, é importante ter uma plataforma de vendas atrativa, rápida e de fácil utilização. Por meio desta plataforma, o cliente terá acesso a todas as informações do produto, realizará o pagamento e preencherá as informações de envio.
Destacamos as principais vantagens:
- Terceirização do estoque
- Não existe necessidades de loja ou sala comercial
- Possibilidade de trabalhar de qualquer lugar a qualquer hora
- Baixo investimento inicial
- Escalabilidade
- variedade de produtos
Preços
Um dos pontos de extrema importância neste modelo de negócio é a definição dos preços dos produtos. Buscar fornecedores com mix variado de produtos e preços atrativos é fundamental.
A definição do valor de venda dos produtos, deverá considerar o custo do produto, os custos diretos e indiretos para o funcionamento da sua loja, resultando valores lucrativos para o empreendedor. Uma dica importante é ter uma planilha de formação de preços de forma a apoiar na criação dos preços, considerando despesas e o lucro esperado.
Está avaliação é estratégica para que o negócio seja próspero e rentável.
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